Mercado de trabalho
Como-planejar-a-segunda-carreira-após-os-50

Segunda carreira: Como planejar essa jornada após os 50?

Ter uma segunda carreira pode ser escolha ou necessidade, mas quando falamos em pessoas com mais de 50 anos e/ou aposentados, é comum que seja uma opção para se reinventar e conhecer outras áreas. Um levantamento da RetiredBrains, afirmou que 86% dos profissionais pretendem traçar novos planos de carreira após a aposentadoria.

Essas segundas carreiras, proporcionam muitas vezes além do complemento de renda, bem-estar, independência, vivacidade, entre outros sentimentos de conhecer algo nosso. Mas, essa trajetória exige planejamento, por isso, no artigo de hoje trouxemos algumas dicas que poderão ajudar na escolha e no início dessa carreira. Continue lendo!

1. Qual a sua área de interesse?

Identificar qual a sua área de interesse, além de suas habilidades que poderão contribuir para o sucesso, facilitará todo o processo. Para aqueles que já passaram anos na primeira carreira, é mais fácil entender a importância de considerar se essa área trará satisfação e felicidade, afinal quanto mais agradável for, mais certeza você terá de que é o caminho certo.

Comece esse planejamento com antecedência, pesquise sobre a área, os valores que você precisará investir, quais habilidades e competências precisará aprimorar, entre outros pontos que podem influenciar a sua escolha. Permita-se sonhar e explorar aquilo que sempre teve vontade.

2. Quais habilidades essa segunda carreira exige?

As habilidades que você desenvolveu na primeira carreira podem não ser suficientes, por isso entenda tudo o que precisará aprender e busque opções para isso, como cursos profissionalizantes, cursos técnicos, graduações e pós-graduações.

De preferência procure adquiri-las antes de iniciar a carreira, será um diferencial competitivo e diminuirá as dificuldades ao iniciar. Além de atualizar as habilidades, você pode precisar atualizar também o seu currículo com experiências e outras características relevantes.

Aliás, já falamos aqui sobre plataformas interessantes para adquirir mais conhecimento. Para saber mais, confira o artigo!

3. Onde estão as oportunidades?

Além de considerar seus sonhos, é importante se atentar e tentar conciliá-los com as áreas que mais se destacam em contratar os 50+. E caso seu desejo não seja empreender, existe uma método fácil de encontrar diferentes vagas para o seu perfil, através do Maturi Jobs.

A plataforma reúne todas as vagas disponíveis para os maduros, além de dicas para o mercado de trabalho e outras áreas da vida. Entretanto, se o seu desejo é empreender, nós temos o artigo ideal para te ajudar, clique e leia.

Continuando, as áreas que mais tem se destacado são a educação com oportunidades como professores, mentores, consultores de conteúdo, coordenadores de projetos e tutores. O lado de fora também atrai muito, como jardinagem, arquitetura e urbanismo e outras áreas correlatas.

Marketing, contabilidade, recursos humanos, planejamento de eventos, design, programação e áreas mais artísticas vem em seguida. Assim como o empreendedorismo, segundo a Small Business Administration (SBA), 15% dos trabalhadores entre 50 e 64 anos são autônomos, enquanto sobe para 25% os trabalhadores com 65 anos ou mais.

4. Que tal investir em um plano de carreira?

Ok, você vai mudar de carreira, mas e depois, qual será o próximo passo? Nossa dica é traçar um plano completo antes de começar – isso não impede que ele seja alterado – mas você saberá onde está e até onde quer chegar.

Com o plano de carreira você organiza seus objetivos e aumenta as chances de ter sucesso nas decisões, elas serão mais assertivas. Ele é feito em vários passos e você deve ser totalmente sincero. Nós encontramos um plano de ação disponibilizado pela Fundação Estudar gratuitamente, ele pode ser um ótimo primeiro passo. Faça o download!

A 50Mais é uma empresa de entregas no last mile, composta por colaboradores com mais de 50 anos, afim de contribuir no aumento de oportunidades. As tarefas consistem em entregar em regiões próximas a localização dos seniores com apoio da tecnologia. Para conhecer mais sobre o nosso negócio e ficar por dentro das oportunidades para fazer parte do time, visite nosso site.

Author

50Mais Courier Sênior

A 50Mais Courier Sênior é uma startup logística especializada em entregas no last mile que utiliza alta tecnologia para promover mais agilidade, eficiência e segurança ao processo de deslocamento de encomendas, garantindo a satisfação dos clientes.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.