Tecnologia
torre-de-controle

3 benefícios da torre de controle em seus processos logísticos

A torre de controle como o próprio nome já pressupõe, é utilizada para a gestão dos processos logísticos de maneira mais abrangente, visualizando tudo do começo ao fim. Com o cenário atual da logística e sua importância nos processos de vendas, é necessário cada vez mais inovação e eficiência para atingir a performance ideal.

Logo, neste artigo mostraremos como funciona uma torre de controle e seus principais benefícios. Continue lendo!

O que é a torre de controle?

É uma central de onde são observadas todas as etapas de um processo logístico. Desse modo, cada informação é analisada, e a partir disso é desenvolvido uma inteligência para controlar os dados de frete, monitorar entregas e coletas em tempo real, agir proativamente diante de possíveis erros e falhas, além de encontrar brechas para redução de custos.

Em síntese, tendo a visibilidade do processo logístico de forma mais abrangente e com profissionais capacitados, é possível reavaliar cada etapa constantemente e otimizar a performance de sua empresa.

Como funciona?

Primeiramente, todas as torres apoiam-se em três pilares. São eles:

  • Processos: Os processos são os “ambientes” onde a torre de controle opera e é a partir deles que todos os dados e demandas são gerados.
  • Tecnologia: Todas as informações geradas a partir dos processos necessitam de tecnologia para sua gestão como um todo, além de soluções que atendam as demandas para o funcionamento, como o EDI utilizado pela 50Mais Courier Sênior.
  • Pessoas: A participação de profissionais é necessária para complementar a operação da torre de controle. A partir das informações coletadas, são realizadas análises e tomadas as decisões para otimização do negócio.

A partir da estruturação da torre de controle, todos os processos são monitorados, facilitando o planejamento de demandas. Logo, a torre de controle agiliza o acompanhamento de KPI’s (Key Performance Indicator), como:

  • Tempo das operações de coleta e entrega;
  • Tempo dos veículos parados e em trânsito;
  • Quantidade de veículos em processo;
  • Alternativas para otimização da rota;
  • Gerenciamento de atrasos e erros nas rotas.

Benefícios da torre de controle

Ao longo deste artigo, mostramos a você como possuir uma torre de controle para gerenciar seus processos logístico pode ser vantajoso, mas se ainda não está convencido, preparamos mais três benefícios. São eles:

  1. Monitoramento em tempo real: Como dito anteriormente,  todo o seu pode ser visualizado com atenção e analisado diariamente, tudo para otimizar a performance, reduzir erros e facilitar na tomada de decisões.
  2. Competitividade: Com certeza ao consumir um serviço, você busca o que lhe atende com mais agilidade e precisão, correto? Logo, isso é também característica de todas as empresas que sua empresa logística atende. Portanto, investir em tudo que ofereça alta performance, e impacte diretamente na satisfação do cliente, é um grande diferencial para se destacar no mercado.
  3. Roteirização: A torre de controle facilita sim o mapeamento de trajetos, assim como a roteirização de estratégias, seja para melhorar rotas, reduzir custos, entre outros.

Em síntese, a torre de controle melhora a gestão e gera respostas às perguntas comuns dos clientes finais, como o dia em que o produto chegará.

A performance da sua empresa impacta na experiência do usuário das empresas que você atende, e essa é uma grande responsabilidade.

Para mais artigos como esse, acompanhe o blog da 50Mais Courier Sênior. E se deseja conhecer uma empresa que atua com controle em seu processo de entregas no last mile, visite nosso site: 50maiscs.com.br

Author

50Mais Courier Sênior

A 50Mais Courier Sênior é uma startup logística especializada em entregas no last mile que utiliza alta tecnologia para promover mais agilidade, eficiência e segurança ao processo de deslocamento de encomendas, garantindo a satisfação dos clientes.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.