Mercado de trabalho
a-mulher-idosa-no-mercado-de-trabalho

Por que ter mais mulheres – e da terceira idade – no mercado de trabalho?

Você sabia que somente em 1970 as mulheres começaram a entrar no mercado de trabalho com mais força e em profissões necessárias para a sociedade? No início, elas eram destinadas principalmente a funções como costurar, dar aulas e auxiliar no comércio em geral.

Com o passar dos anos, a presença feminina aumentou e elas passaram a ocupar cargos de maior destaque, e puderam escolher entre profissões antes protagonizadas por homens, como engenharia, medicina e direito.

Entretanto, apesar de estarem no mercado, há ainda muitas barreiras quando o assunto é a igualdade entre homens e mulheres no trabalho. Segundo o IBGE, as mulheres recebem, em média, R$ 2.050,00 por mês. Enquanto os homens possuem remuneração média mensal de R$ 2.579,00. Em outras palavras, o salário das mulheres corresponde a 79,5% ao dos homens.

Ainda de acordo com o levantamento, o Brasil ocupa o 10º lugar no ranking de países com maior liderança feminina. São muitos os fatores que criam essa diferença, mas também a falta de oportunidade para mulheres, por isso, listamos algumas razões para que as empresas contratem mais mulheres. Confira:

Profissionais mais equilibradas e adaptáveis

Devido a todo o contexto histórico, muitas mulheres vivem a realidade da dupla jornada, em que trabalham em casa e em um emprego fora. Com essa necessidade de adaptação, elas tendem a ser profissionais que equilibram melhor vida profissional e pessoal.

Logo, as tarefas da vida profissional são realizadas com mais organização e foco, além de se adaptarem mais rápido em busca de resultados, demonstrando maior comprometimento com as obrigações e o sucesso da empresa.

São multitarefas

É verdade que ser multitarefa também pode ser uma característica de homens, mas em complemento ao item anterior, as mulheres possuem mais competência em realizar diferentes atividades ao mesmo tempo.

Além disso, esse tipo de habilidade possibilita que essas profissionais sejam melhores na tomada de decisões, tendo uma visão do amplo e descartando as adversidades com mais facilidade.

Lidam melhor com desafios

Com um poder natural, as mulheres lidam melhor com os desafios e a pressão criados no ambiente de trabalho, elas possuem mais habilidade em contornar as situações com as experiências adquiridas. Alias, as mulheres mais maduras possuem ainda mais destreza quando o assunto são desafios.

Quanto mais experiência – profissional, acadêmica ou etária -, maior a capacidade de ouvir, absorver e tomar as decisões certas sem se deixar levar pelo momento e emoção. Naturalmente são mais comprometidas e ágeis.

Podem compartilhar conhecimento

Contratar mulheres da terceira idade, permite que uma empresa promova o compartilhamento de conhecimento e experiência, além de ter uma pessoa com todas as qualidades citadas acima. A idade pode ser essencial para amadurecer um negócio com ideias concretas, experiências já vivenciadas e conhecimento além do acadêmico.

Muitas habilidades nos 50+ podem garantir sucesso nas estratégias de uma empresa, dar sentido a vida de outras pessoas e gerar renda para famílias.

Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso blog!

 

Author

50Mais Courier Sênior

A 50Mais Courier Sênior é uma startup logística especializada em entregas no last mile que utiliza alta tecnologia para promover mais agilidade, eficiência e segurança ao processo de deslocamento de encomendas, garantindo a satisfação dos clientes.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *