Empresas
como-nascem-as-startups

Como nascem as startups e quais os estágios até o sucesso?

Você provavelmente já ouviu falar sobre startups, afinal elas são a sensação do momento. E com certeza também utilizou muitas delas, como IFood e Uber.

Como você pode ver, o conceito de startup abrange diferentes setores da economia, como alimentação, transporte, agronomia, tecnologia, etc. Mas o que poucas pessoas sabem é como elas surgem.

Será que todas as startups foram sonhadas durante a noite por uma pessoa criativa e isso bastou para criar um negócio de sucesso?

No artigo de hoje nós falaremos sobre cada estágio para transformar uma ideia em realidade. Continue lendo e entenda!

Estágios de uma startup

1. A ideia

Como a maioria dos projetos, as startups também surgem a partir de uma ideia, que normalmente busca solucionar um problema que impacta muitas pessoas.

A ideação apesar de ser o começo, é uma das fases mais importantes, pois é ela a responsável por dar o passo inicial e nortear as próximas ações. Mas, é claro que essa ideia precisa ser realizável, o objetivo é sonhar alto, mas se manter realista durante o processo.

Depois de uma ideia bem estruturada e validada com pessoas mais próximas, é hora de ir para a próxima fase e começar a colocar a mão na massa.

2. O início

Como qualquer empresa convencional, as startups também exigem muito planejamento. Após organizar as ideias, é hora de entender qual será o seu público, como esse produto ou serviço irá funcionar e ser comercializado, quanto de investimento será necessário e as etapas para concretiza-la.

Entretanto, a principal característica das startups é a facilidade em mudar e se reinventar, e é claro que essas perguntas poderão ter outras respostas ao longo do tempo. Diferente de empresas convencionais, ela poderá adaptar-se facilmente.

É nessa fase que o criador da ideia valida o negócio a partir do MVP (Minimum Viable Product). Essa validação é feita com o lançamento do produto ou serviço sem grandes investimentos, apenas para testar se é mesmo relevante para solucionar aquele problema.

Dessa forma, é possível identificar de cara os problemas na ideia e consertá-los, para então começar a criar a startup. É a partir disso que se amadurece a ideia, busca os profissionais para as equipes e escolhe as melhores soluções para alavancar o negócio.

3. Crescimento

A fase de crescimento acontece quando a ideia é aprovada, a startup é estruturada e levada ao mercado. Naturalmente, muitas delas conseguem crescer sem a ajuda de terceiros.

Entretanto, muitas optam em crescer junto a uma aceleradora ou incubadora, ou seja, empresas que auxiliam na expansão do negócio, seja estruturando, apresentando-a ao mercado, planejando os processos e próximos passos, etc.

O crescimento é dividido em etapas:

Early stage: É a fase inicial, quando o produto ou serviço é lançado;

Scale-up: Após validado no mercado e com clientes, o negócio está pronto para crescer e receber investimentos do mercado

Unicórnio: Todas as startups que atingem o valor de mercado de US$ 1 bilhão são chamadas de unicórnio, pois são raras e valiosas. Ao todo, existem 500 startups unicórnio no mundo.

IPO: O IPO marca a etapa em que a startup abre seu capital para a bolsa de valores. Muitas optam por essa rota de crescimento, que vai na direção contrária aos unicórnios.

4. Maturidade

Esse é o último estágio, e onde o sucesso pode estar. Depois de estruturada, a startup está madura o suficiente para funcionar sozinha. Ela já se expandiu e agora é hora de trabalhar para manter seus processos em ordem.

É claro que nem todas conseguem chegar nessa etapa, mas aquelas que chegam já possuem faturamento e começarão a lidar com o mercado e a concorrência. Apesar de ser um momento mais estável, é essencial atenção para evitar problemas financeiros, afinal, ainda é uma empresa bem jovem.

50Mais Courier Sênior

Você sabia que a 50Mais é uma startup? Nascemos com o propósito de gerar mais oportunidades para complementar a renda a pessoas com mais de cinquenta anos, e para isso realizamos entregas no last mile. Conheça mais sobre essa startup, visite nosso site!

Já conhecia os estágios para a criação de uma startup? Deixe seu comentário!

Author

Larissa Silva

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *