Longevidade
o-que-é-terceira-idade

Afinal, o que é a terceira idade?

Falamos muito por aqui sobre a terceira idade, principalmente porque a 50Mais é majoritariamente composta por pessoas acima de 50 anos. Mas, você sabe o que quer dizer esse termo e quem se encaixa nele?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a terceira idade é uma fase da vida que se inicia aos 60 anos para pessoas que vivem em países subdesenvolvidos, e aos 65 em países desenvolvidos.

Entretanto, o envelhecimento possui diferentes classificações. Ainda falando sobre as definições da OMS, existem quatro estágios, divididos em meia-idade (45 a 59 anos), idoso (60 a 74 anos), ancião (75 a 90 anos) e velhice extrema (90 anos em diante).

Em contrapartida, o termo “terceira idade” faz parte de uma classificação biológica, divida em primeira idade (0 a 20 anos), segunda idade (21 a 49 anos), terceira idade (50 a 77 anos) e quarta idade (78 anos em diante).

Ou seja, existem muitas classificações para definir os estágios da vida, o mais comumente utilizado é que a terceira idade se inicia aos 50 anos. Uma curiosidade é que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que em 2030, o número de pessoas acima de 60 anos será maior que o de crianças brasileiras.

Resumidamente, a terceira idade é iniciada aos 50 anos e caracteriza por mudanças biológicas e comportamentais nos indivíduos. Você com certeza já ouviu falar no termo “voz da experiência”, não é mesmo?

Idoso, terceira idade e velhice se referem a mesma coisa?

Envelhecer ainda é um tabu para muitas pessoas, afetando principalmente o entendimento sobre essa fase da vida. Mas não, idoso, terceira idade e velhice são termos muito utilizados nesse assunto, mas não são sinônimos.

Criado em 1962 na França, a palavra idoso define o sujeito com idade acima de 60 anos. O termo foi adotado no Brasil para ser utilizado tanto no vocabulário popular, quanto nos documentos oficiais. Atualmente, o país dispõe do Estatuto do Idoso, com regras e deveres para toda a população.

Da mesma forma, o termo terceira idade também foi criado na França em 1962, mas como uma forma de integração e transformando a imagem construída da velhice. Em outras palavras, ela nasceu para criar uma ideia de separação entre os mais jovens e os mais velhos, como um meio termo.

Já a velhice é muito utilizada para designar o último estágio da vida. Através de características culturais é possível se ter uma imagem da velhice como algo bom, ou como uma fase degenerativa. Infelizmente, no Brasil, a segunda é a mais presente, mas isso não quer dizer que seja a realidade.

Envelhecer não é um problema!

Falamos muito em outros artigos que envelhecer é uma fase inevitável e faz parte do processo natural da vida. Independente de como você prefere ser chamado, é preciso encarar esse momento da melhor maneira possível.

Ter medo de envelhecer é comum, mas também é fruto de muitos mitos. A vida após o 50 continua, muitas vezes torna-se ainda melhor que antes. Portanto, não fuja desse momento, se adapte e aproveite para procurar mais qualidade de vida, se reinventar ou até mesmo descansar. Você é quem decide.

E, se você deseja ter mais dicas de como aproveitar a vida na terceira idade, a 50Mais Courier Sênior tem o blog perfeito para você, com dicas sobre saúde, qualidade de vida e mercado de trabalho. Além disso, proporcionamos a inclusão de seniores no mercado com nossas entregas, gerando um complemento de renda e resignificando essa fase da vida.

Para saber mais, acesse 50maiscs.com.br

Author

50Mais Courier Sênior

A 50Mais Courier Sênior é uma startup logística especializada em entregas no last mile que utiliza alta tecnologia para promover mais agilidade, eficiência e segurança ao processo de deslocamento de encomendas, garantindo a satisfação dos clientes.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *