Logística
logística-do-futuro

A logística do futuro está próxima, mas estamos preparados?

Quando o assunto é futuro, logo pensamos em objetos altamente tecnológicos, e na logística não é diferente. Anos atrás imaginávamos que em 2020 carros voadores seriam comuns, de fato eles já são realidade, mas ainda estamos distantes do futuro em que os veremos por todas as cidades.

Entretanto, a perspectiva de futuro também está atrelada a outros setores e mais próxima do que parece. Neste artigo, iremos mostrar as tendências que formam a logística do futuro e o quanto elas podem revolucionar a performance da sua empresa. Continue lendo!

O futuro na logística

No setor logístico de maneira geral, a inovação está ligada a construir processos mais inteligentes, rápidos e que – direta ou indiretamente – contribuam com a satisfação do cliente final.

Vivemos em uma sociedade que está mudando seu comportamento de forma  constante e frenética, em grande parte devido ao acesso a tanta tecnologia, possibilitando que cada vez mais atividades humanas possam ser realizadas por máquinas.

E apesar de levantar grandes questionamentos, na logística isso é benéfico e aproxima os resultados desejados.

Logo, tudo isso trouxe como consequência o formato omnichannel e a maior atenção ao transporte de produtos e entregas no last mile, partes do processo logístico em que se tem maior contato com o cliente.

A fim de entender o impacto da importância da experiência do cliente com o setor logístico, um estudo realizado pela Zebra Technologies apontou que 78% das empresas de logística já estão se preparando para entregar pedidos no mesmo dia em 2023, e 40% antecipam que os pacotes chegarão aos compradores em um prazo de duas horas em 2028.

Assim, essa estratégia é chamada same day delivey ou entrega no mesmo dia, e já está sendo explorada em diversos países por empresas que estão se dedicando ao aprimoramento de seus processos.

Além do same day delivery, outras tendências já estão à vista. Conheça-as:

Dispositivos autônomos

Como falamos anteriormente, máquinas que realizam atividades humanas já são utilizadas, e no setor logístico isso irá se tornar cada vez mais frequente, mas não só dentro de um galpão manuseando produtos.

Um estudo realizado pela AXA UK mostrou que 42% dos produtores e varejistas gostariam que suas empresas de logística utilizassem carros sem motorista para entregas, tendo em vista que os custos podem ser reduzidos consideravelmente.

Logo, empresas de logística tem trabalhado para conseguir se adaptar a esse novo desejo do mercado. Interessante, não é mesmo?

Drones

O primeiro “passo” para o uso de drones em entregas já foi dado pela empresa iFood em 2019, após realizar a primeira entrega em um trio elétrico durante o carnaval de São Paulo. Entretanto o novo método ainda segue sendo estruturado, e os pedidos continuam chegando por veículos convencionais.

Simultaneamente, a utilização de drones em processos logísticos também vem sendo estudada para funções como entregas no last mile, monitoramento, gestão e escolta de mercadorias. Entre seus benefícios estão a expansão das áreas de cobertura e a mudança de rotas, evitando trânsitos.

Internet das Coisas

Se o futuro está ligado a tecnologia, o IoT não poderia estar de fora. Do mesmo modo, essa conexão promovida por ela tem gerado inúmeras oportunidades ao setor logístico e melhorado a performance.

Dessa forma, com a chegada das tendências citadas neste artigo, a internet das coisas se encarregará de conectá-las a um só processo logístico e gerar novas funções, como gerenciamento de pedidos e monitoramento de estoque, entre outras informações que influenciam a parte operacional, a tomada de decisões, antecipação e diminuição de falhas.

Monitoramento de operações em tempo real

O monitoramento em tempo real não é novidade, mas muitas empresas ainda não conseguiram se adaptar. Logo, a logística do futuro trás outra funcionalidade para ele, o de monitorar não só trajetos, mas também cargas que ainda não deram início ao processo de transporte, rotas e calcular espaços.

A responsabilidade socioambiental

Junto as tendências tecnológicas, virá a responsabilidade de reduzir danos ambientais, um requisito que será exigido para se destacar no mercado.

Portanto, entre as ações que podem já ser adotadas estão: manutenção regular dos veículos, otimização de rotas e utilização de veículos elétricos.

Resumidamente, a logística do futuro é focada no consumidor, em processos tecnológicos e na alta performance. Sua empresa já está preparada?

Para saber mais sobre o mundo logístico, acompanhe nosso blog. E se você deseja conhecer uma empresa que já atua se preparando para a logística do futuro, acesse 50maiscs.com.br

Author

50Mais Courier Sênior

A 50Mais Courier Sênior é uma startup logística especializada em entregas no last mile que utiliza alta tecnologia para promover mais agilidade, eficiência e segurança ao processo de deslocamento de encomendas, garantindo a satisfação dos clientes.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *