Mercado de trabalho
aposentadoria-direitos

Aposentou e quer continuar trabalhando? Conheça todas as regras!

O que fazer quando você já atende todos os requisitos para aposentadoria, mas tem muita energia e deseja continuar com uma vida ativa? Muitas pessoas têm dúvida sobre isso, mas sim, você pode aposentar e continuar trabalhando, porém existem algumas regras que precisam ser seguidas.

Continue lendo e entenda tudo sobre seus direitos, benefícios e como se realocar no mercado de trabalho.

Todos podem trabalhar após aposentadoria?

Não exatamente, há dois tipos de aposentadoria que não permitem a continuidade no mercado. São elas:

Aposentadoria por invalidez: Nesta categoria, é disponibilizado um benefício devido ao estado de incapacidade avaliado no indivíduo no momento da aposentadoria, portanto se provado a capacidade de trabalhar, pode resultar no cancelamento do benefício e outros problemas em torno dessa questão. Se atente!

Aposentadoria especial: Nesse caso, o segurado – normalmente profissionais da área da saúde – se aposentam antes dos demais devido a exposição a ambientes nocivos. Dessa forma, é permitido continuar trabalhando sim, desde que em outros tipos de ambiente.

Decidi continuar trabalhando, o que fazer?

Primeiramente, não deixar de pagar o INSS. Independente de já estar aposentado, todas as atividades exercidas terão o desconto, seja no salário ou no rendimento, e você continuará recebendo a aposentadoria normalmente.

Além disso, procure um emprego que trate você de acordo com sua experiência, condições de saúde e idade, é sempre importante lembrar que devemos priorizar nosso bem-estar.

Continuando a trabalhar, quais são os meus direitos?

Alguns direitos permanecem intactos como o saque do FGTS, em alguns casos há a isenção do imposto de renda que pode ser consultado junto a um contador, e a isenção do IPTU que pode ser solicitado nas prefeituras, desde que o segurado atenda requisitos como: ter 60 anos ou mais, renda do benefício mensal de até 2 ou 3 salários mínimos e ser o titular exclusivo do imóvel.

E mais, se você possui direito a essas isenções, mas não fez o pedido, é possível solicitar a restituição dos últimos 5 anos. Esse direito é seu.

Quais os benefícios de continuar trabalhando após a aposentadoria?

Reaposentadoria: Ao continuar trabalhando, se você completar todas as exigências para um novo tipo de aposentadoria, é possível solicitar um benefício que substitua o anterior;

Qualidade de vida: Se você sempre teve uma vida ativa e saudável, sair do mercado e parar suas atividades pode ser um problema, isso porque seu corpo e sua mente já estão acostumados com pelo menos um tipo de exercício. Para muitas pessoas, voltar ao mercado de trabalho significa também ocupar a mente, se manter ativo e um sinal de saúde;

Novos desafios: Após a aposentadoria, você já exerceu anos em sua profissão e provavelmente conseguiu uma estabilidade, agora você pode aproveitar para aceitar novos desafios, fazer aquilo que sempre teve vontade, ou aquele sonho que abandonou, nunca é tarde para isso.

Dica extra!

Se o que faltava para você era uma oportunidade, nós podemos ajudar!
A 50Mais Courier Sênior reinsere aposentados no mercado de trabalho através da entrega de encomendas no last mile, sempre atenta aos perfis de nossos couriers e buscando medidas que proporcionem bem-estar a todos.

Para saber mais, acesse 50maiscs.com.br/quem-somos/

Author

50Mais Courier Sênior

A 50Mais Courier Sênior é uma startup logística especializada em entregas no last mile que utiliza alta tecnologia para promover mais agilidade, eficiência e segurança ao processo de deslocamento de encomendas, garantindo a satisfação dos clientes.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *