Qualidade de vida
setembro-amarelo

Setembro amarelo: A importância da saúde mental para uma vida longeva

Desde 2015, o mês de setembro é conhecido por “Setembro amarelo” no Brasil e é dedicado para a campanha de prevenção do suicídio, conscientizando a população sobre a importância do cuidado com a saúde mental. E o dia 10 de setembro, é considerado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Entretanto, a origem do termo “Setembro amarelo” se deu nos EUA em 1994, após um jovem de 17 anos cometer suicídio. Em seu velório foram distribuídos cartões com fitas amarelas oferecendo ajuda psicológica àqueles que precisassem. A demanda foi tão alta que a fita amarela se tornou símbolo da campanha de prevenção.

A saúde mental dos 50Mais

O setembro amarelo desse ano é vivido de forma diferente, isto porque estamos em meio a uma pandemia mundial em que nossa principal proteção é o isolamento social. A Covid-19 para muitos é o principal desafio já enfrentado, pois nós seres humanos estamos constantemente buscando formas de interação social.

Logo, apesar de necessário, o isolamento social tem ocasionado problemas em relação a saúde mental da população, principalmente em pessoas acima de 50 anos, que compõem o grupo de risco e são orientados a manter um distanciamento ainda maior.

Entre os principais problemas relatados desde o começo da quarentena estão os sintomas de depressão, ansiedade, transtorno de pânico, além do agravamento de doenças pré-existentes.

Desta forma, é necessário sempre estar atento a sinais recorrentes de tristeza, desânimo, falta de energia, pensamentos negativos, falta de esperança e mudanças no comportamento. E lembrar-se sempre que é preciso buscar ajuda, tentar curar-se sozinho pode ser um grande erro.

Um caminho para a longevidade

Como já sabemos, cuidar do corpo é um dos itens essenciais para uma vida longeva, entretanto não se deve esquecer da saúde mental, elas precisam estar em sintonia. Afinal, o objetivo é viver muito e bem.

Apesar do isolamento social, há atividades que podem ser feitas dentro de casa, preparando um caminho para uma vida mais tranquila e mantendo a saúde mental em dia, como:

  • Invista em entretenimento que cultive bons sentimentos, como livros, filmes, jogos e músicas agradáveis;
  • Utilize a tecnologia a seu favor, esteja sempre em contato com pessoas que te fazem se sentir bem, como amigos e familiares;
  • Adote novos hobbies, como pintar, cozinhar ou fazer um jardim. Ocupar a mente é o melhor remédio neste tempo de isolamento;
  • Pratique exercícios físicos. Você pode conferir algumas dicas aqui!
  • Aproveite os melhores horários para tomar sol e absorver vitamina D. Não se esqueça, sempre antes das 10h ou após às 16h.

Você não está sozinho(a)!

Mesmo com as dicas, sabemos que nem sempre só elas podem solucionar um problema emocional. Então, se precisar de ajudar e apoio psicológico, entre em contato com o CVV – Centro de Valorização à Vida pelo telefone 188 ou através do site. É gratuito e rápido.

Author

50Mais Courier Sênior

A 50Mais Courier Sênior é uma startup logística especializada em entregas no last mile que utiliza alta tecnologia para promover mais agilidade, eficiência e segurança ao processo de deslocamento de encomendas, garantindo a satisfação dos clientes.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.