Longevidade
envelhecer-no-brasil

Envelhecer no Brasil: Estamos preparados para esse desafio?

Envelhecer ainda pode ser um tabu para muitas pessoas, mas é um fato, todos iremos passar por essa fase da vida. E mais, segundo a Organização Mundial da Saúde, até 2050 um quinto da população mundial será composto por pessoas acima de 60 anos.

Em outras palavras, nossa expectativa de vida está cada vez mais alta, mais precisamente em torno dos 76 anos. No Brasil, por exemplo, até 2030 a população de idosos será maior que a de crianças.

A longevidade já é uma realidade por aqui, mas com ela surgem muitos outros desafios. Será que somos um país preparado para isso? Continue lendo!

Nossa realidade

Não é surpresa que antes de vivermos uma pandemia mundial, atividades de lazer e preocupações com saúde e bem-estar não eram prioridades de grande parte da população brasileira. Entretanto, para se buscar um envelhecimento saudável, práticas como essas precisam ser cada vez mais valorizadas.

Ao falar sobre envelhecimento no Brasil encontramos diferentes problemas, o primeiro deles é a despreocupação com a saúde enquanto mais novos, e é a partir daí que determinamos como será nosso corpo e nossa mente no futuro. Nunca é cedo demais para se preocupar com isso.

Além disso, há outros desafios como a falta de preparo para lidar com essas pessoas, a ausência de políticas de inclusão no mercado de trabalho, atividades de lazer, entre outras. Esses são os problemas mais frequentes em uma sociedade que está acostumada a associar pessoas mais velhas a inatividade e invalidez.

Logo, é necessário que as cidades criem mais espaços para idosos, mais acessibilidade nos transportes, mais atividades de lazer e assistência social. Aumentar a expectativa de vida com a ausência de muitos recursos foi um desafio, mas concluído com sucesso. Imagine o quanto ela poderia ser ainda maior com tantos outros recursos a serem implantados.

Em um bate papo na série Ao Vivão disponibilizado em seu site, o médico Drauzio Varella fala sobre como o Brasil precisa mudar seu comportamento em relação ao envelhecimento.

“Temos que nos adaptar e entender o que é essa nova velhice, essas pessoas que têm muita idade, mas continuam participantes, vendo o que está acontecendo no mundo, lendo, opinando, falando na internet. Esse é o grande desafio que começa a ser enfrentado agora, mas também será enfrentado pelas próximas gerações”, afirma.

Para conferir o bate papo, clique aqui!

Mas afinal, o Brasil está preparado para o envelhecimento?

Ainda não estamos preparados, mas apesar de termos um caminho longo a ser percorrido, o Brasil está dando seus passos.

Sendo assim, ainda será necessário que os idosos cuidem de si, seja na saúde, alimentação, na prática de esportes e tudo aquilo que estiver ao seu alcance. Como também usufruir das políticas públicas já disponíveis para assistir essa população.

Além disso, cada vez mais surgem projetos e empresas que enxergam a nova realidade da população e buscam incluir aposentados em seu quadro de funcionários, em ações que melhoram a forma como a sociedade os vê, como cursos, eventos, dentre outros.

A 50Mais Courier Sênior, por exemplo, já está fazendo a sua parte em relação ao mercado de trabalho. Contratar pessoas com mais de 50 anos tem sido uma oportunidade não só para eles, mas também para nossa empresa que consegue prestar um serviço ainda mais sério, seguro e que garante uma boa experiência aos clientes. Conheça nossa empresa, clique aqui!

 

O que você acha que ainda é preciso melhorar para sermos um bom país para se envelhecer? Deixe seu comentário!

Author

50Mais Courier Sênior

A 50Mais Courier Sênior é uma startup logística especializada em entregas no last mile que utiliza alta tecnologia para promover mais agilidade, eficiência e segurança ao processo de deslocamento de encomendas, garantindo a satisfação dos clientes.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *